terça-feira, 30 de novembro de 2010

38 Semanas...


Oi meninas,
 estava futucando pela net e achei algumas coisinhas sobre os últimos dias da gestação e resolvi postar aqui para tirarmos qualquer dúvida, estou na 38ª semana e estou sentindo apenas as cólicas ainda, não estou tendo nenhuma perda vaginal e nem nada, mas como meu parto vai ser cesariano msm, pelos menos, até agora nada me indica que eu poderia ter um parto normal, mas mesmo que eu quisesse realmente não poderia por causa da hérnia.
Cada dia que passa fico mais ansiosa e isso faz com que o tempo não passe, que loucura neh... Mas é assim msm, estou louca p ter minha princesa em meus braços.



Desenvolvimento do embrião: O seu bebê pode estar com uma cabeleira invejável a esse ponto. Não se espante quando ele nascer e o cabelo dele não tiver nada a ver com o seu. No primeiro ano de vida os cabelos da criança pode mudar de cor e espessura várias vezes. Há também aqueles bebês que nascem bem carequinha e ficam assim por um tempinho após o nascimento.


Mudanças em seu corpo: Muitas mulheres não continuam a aumentar de tamanho nesse último período da gravidez, porém, o desconforto é um efeito que não pára e, tende apenas à piorar.
É claro que sua ansiedade está à flor da pele, procure manter-se sempre sob controle e saiba que os seus dias de grávida logo se transformarão em dias de mamãe.



Sintomas, sinais e sensaçõesImportante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

 Físicos: 
   Menor movimentação do bebê dentro do utero (devido à falta de espaço); SIM
   Aumento da umidade vaginal (leucorreia), de forma mais abundante; NÃO, ATÉ AGORA NEM TIVE.
   Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; NÃO
   Prisão de ventre; SIM
   Âzia e dificuldade de digestão;NÃO
   Câimbras nas pernas; SIM
   Aumento do inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; SIM
  
 Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; NÃO
   Algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; NÃO
   Aumento da dores nas costas e da sensação de peso nas pernas; SIM, MUITO!
   Respiração mais fácil quando o bebê se posicionar mais para baixo; SIM
   Maior estímulo a urinar, depois que o bebê se posicionar mais para baixo; SIM
   Insônia; NÃO
   Sensação de coceira no abdomen; NÃO
   Aumento na intensidade das Contrações de Braxton Hicks; UM POUCO
   Colostro, que pode gotejar dos seios; SIM
   Sensação de incômodo ou adormecimento das nádegas e da pelvis; NÃO
   Períodos alternados de maior energia ou maior cansaço; + OU -, ME SINTO MAIS CANSADA
   Aumento ou perda do apetite. PERDA

 Emotivos:

   Aumento da ansiedade, excitação e preocupação com relação ao bebê e ao parto; SIM
   Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo; NÃO
   Um sensação de alívio maior ao pensar de que a gravidez está chegando ao fim; SIM
   Impaciência e Inquietação; MAIS OU MENOS
   Sonhos e fantasias sobre como será o bebê. SIM

Quais Podem ser os Sintomas do Trabalho de Parto: 

Na maioria dos filmes, quando é chegada a hora de um parto, parece tudo tão simples e tranquilo, com a gestante comunicando, no meio da noite, ao marido meio adormentado:
"- Meu bem, chegou a hora!!".
Pois é... mas quantas de nós, principalmente as marinheiras de primeira viagem, conseguem reconhecer realmente os sintomas que antecedem o trabalho de parto, ou saber distinguir as verdadeiras contrações se nunca antes as sentiu, ou ainda conseguir perceber se a hora realmente chegou ou é só um alarme falso e com isso conseguir só colocar toda a família em polvorosa??? Ahhh, estas dúvidas e muitas outras são permanentes na cabeça de uma gestante nesta fase da gravidez. O melhor é conhecer bem e informar-se sobre os sintomas iniciais do trabalho de parto, e conversar com seu obstetra sobre o assunto e todos os possíveis sintomas e sinais que poderão ajudá-la nesta hora. Um bom curso de preparação ao parto também será de muito auxílio, para que você e seu marido possam estar prontos e tranquilos para o tão esperado momento do nascimento do seu bebê.
    Alguns Sintomas de um Pré-trabalho de Parto: algumas semanas antes do parto, o corpo da gestante passa por algumas transformações em decorrência de estar se preparando para o parto propriamente dito: o bebê se posiciona mais para baixo na pelvis da mãe, o que dá uma maior sensação de compressão no baixo ventre, às vezes acompanhada de uma dor lombar; as contrações de Braxton Hicks se intensificam, tornando-se mais dolorosas e intensas, o que pode deixar a gestante incerta de reconhecer o trabalho de parto que se inicia; perdas vaginais mais abundantes e às vezes com uma coloração mais rosada (sintoma provocado pelo rompimento de algumas veias capilares causado pela descida do bebê se posicionando no utero para o nascimento).
    Alguns Sintomas do Trabalho de Parto: as contrações se intensificam, cada vez mais frequentes e mais intensas, e geralmente mais regulares; as dores iniciam-se na parte baixa das costas e se espalham por todo o baixo ventre, às vezes também nas pernas; e se dá o rompimento da bolsa uterina; muitas vezes, é expelido o "tampão" (uma espécie de tampa mucosa e elástica que fecha a abertura do utero contra bactérias e fungos. Obs: às vezes, a perda deste "tampão" pode acontecer dias antes do trabalho de parto iniciar realmente); lembre-se sempre que em caso de dúvidas e incertezas, seu obstetra está a disposição, e você deve ter a mão todos os números de telefone para localizá-lo.