segunda-feira, 11 de abril de 2016

Marta ou Maria??




"E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." Lucas 10:38-42




Maria e Marta, duas irmãs completamente distintas, mas que amavam ao seu Senhor!
Maria, sentada aos pés de Jesus enquanto Marta cuida dos afazeres da casa, afinal, estavam recebemos o Cristo.
Há muito tempo ouvi falar de Marta nessa passagem, como aquele crente que não tem compromisso com Deus enquanto Maria escolheu a melhor parte, até um dia ouvindo uma Ministração da Helena Tannure sobre Marta e Maria, comecei a enxergar Marta com outros olhos.
Eu acredito que enquanto Marta estava cuidando dos seus afazeres o seu coração gostaria de está ali, juntamente com Maria, sentada ouvindo os ensinamentos do Mestre, mas ela estava preocupada em deixar tudo bem organizado, fazer uma comida bem gostosa, deixar tudo limpo e preparado para a hora que todos fossem se servir.

Mas o nosso primeiro julgamento ao vê Marta tão atarefada é acharmos que ela está "errada" enquanto Maria está "certa". Mas olhando atentamente essa passagem podemos comparar Marta não com alguém que escolheu a pior parte, mas como alguém que estava ali servindo, porém, não dando ouvidos àquilo que o Mestre estava ensinando, pode até ser que vez ou outra, em meio a sua correria, ela deva ter ouvido algo que Jesus disse, mas estava tão ocupada que não conseguiu reter nada do que deve ter dito.

Assim como Marta, muitas vezes queremos tanto servir, (o servir é bom e muitas vezes provamos o amor através do servir), e fazer o melhor que nos esquecemos de ouvir e separarmos o nosso tempo para o Senhor, e muitas vezes quando conseguimos ouvir algo, não conseguimos reter, pois estamos tão atarefados com nossos deveres, que não conseguimos nos concentrar para aprendermos os ensinamentos de Deus.
Nos ocupamos tanto com trabalho, família, afazeres domésticos... Nos preocupamos tanto em termos quantos "cargos" pudermos acumular na igreja, queremos cantar, pregar, cuidar das crianças, limpar... Queremos tantos "servir"! 
Marta estava tão desatenta e preocupada, que não conseguiu tirar um tempo para está com Jesus, e assim muitas vezes somos nós, Marta não era sem compromisso com Deus, muito pelo contrário, ela amava a Jesus e estava tentando fazer o seu melhor. Mas muitas vezes, assim como Marta, nos equivocamos e começamos pelo servir antes de começarmos pelo ouvir!

Mas, voltando para Maria, lá estava ela, sentada, aos pés do Filho de Deus, ouvindo atentamente o que ele dizia e ensinava. Afinal de contas, não é todo dia que se recebe Jesus em sua casa e ela não queria perder nada do que Ele tinha para ensinar, mas ela não queria dividir esse tempo que ela estava tendo com Jesus com Marta. Maria poderia ser aquele que está sempre atento a ouvir, aprender, sempre prestando atenção, mas não quer compartilhar. Quer tudo pra si, guardar tudo para si sem repassar, sem dividir com aquele que também precisa e muitas vezes está tão desatento.

Eu vejo que Maria podia ter falado com Marta: "Marta, venha! Sente-se aqui comigo, venha ouvi o que Jesus tem para ensinar. Depois, nós duas faremos a refeição e cuidaremos de tudo." Então, ambas ouviriam, entenderiam, aprenderiam e depois, juntas, iriam terminar os seus afazeres, afinal, os afazeres não eram só de Marta, com certeza Maria também tinha as suas obrigações.

Se elas tivessem sentado para ouvir, haveria unidade e muitas vezes é o que falta em nosso meio. Falta o ouvir, entender, aprender, dividir, compartilhar, servir, trabalhar juntos.

Seria bom se Maria tivesse feito isso, ou se Marta simplesmente tivesse se assentado junto a Maria, se ambas tivessem juntas ouvindo, seria bom se tivesse um pouco de Maria e Marta dentro de cada um de nós, sempre querendo ouvir e sempre querendo servir, primeiramente a Deus e depois ao nosso próximo, jamais nos esquecendo que devemos caminhar juntos.

"Somos uma geração imediatista, onde tudo tem que ser para o agora, não podemos deixar para amanhã, e com isso, perdermos, muitas vezes, o tempo e a chance de nos sentarmos, relaxarmos e simplesmente ouvir o que o Espírito tem para nos dizer. "